terça-feira, 4 de outubro de 2011

A propriocepção no treinamento esportivo

A propriocepção, segundo Ribeiro (2006), é a relação entre as capacidades motoras que possibilitam a relação do organismo com o meio ao qual ele está inserido, através do tato se torna possível ao Sistema Nervoso enviar informações aos órgãos sensoriais presentes nos músculos , articulações, tendões e ligamentos.

A partir de exercícios que estimulem o desequílibrio, favorecemos condições ideais de velocidade do movimento corporal e a sensibilidade do movimento que orienta os membros no espaço. Assim a integração do Sistema Nervoso Central e os músculos se desenvolve e possibilita ao indíviduo responder de forma rápida aos deslocamentos e ações exigidas.

    Brain (cérebro); Central Nervous System (Sistema Nervoso Central); Foot (Pé)

Na maioria das modalidades esportivas é de grande importância fazer com que os atletas tenham controle sobre seus corpos e adaptá-los a qualquer situação diferente que estes possam encontrar. Quanto maior as exigências do movimento, mais se torna importante que o cérebro esteja desenvolvido para responder através de seu repertório adquirido pelas vivências motoras; favorecendo aprimorar combinações para manter a coordenação motora e o controle motor.

Os exercícios proprioceptivos a serem realizados devem priorizar os desequílibrios, para dessa forma permitir o envio de estímulos dos órgãos proprioceptores ao Sistema Nervoso, como exemplo temos a mudança do comprimento da fibra muscular que é avaliada pelos OTGs (órgãos tendinosos de Golgi) órgãos proprioceptivos, que preparam o corpo de forma mais funcional à especificidade da ação a ser executada, melhorando assim a relação neuro-muscular (Sistema Nervoso e músculos).
 

Além de toda a importância citada anteriormente, a propriocepção nos auxilia e muito na prevenção de lesões, pois através da estimulação dos órgãos proprioceptores e da relação neuromuscular possibilitamos ao indíviduo trabalhar músculos mais profundos que não são estimulados pelos exercícios tradicionais e ainda desenvolvemos os músculos estabilizadores responsáveis por manterem o organismo apto para um novo movimento ou ação inesperada.


Portanto a propriocepção possibilita estimular capacidades não desenvolvidas de forma específica pelos exercícios tradicionais e ainda nos auxilia no ganho de repetório motor; favorecendo o organismo do atleta a estar apto à novas experiências e diminuir riscos de ações inesperadas se transformarem em lesões devido a seu organismo não estar preparado para as mudanças no ambiente a sua volta e das ações exigidas.

2 comentários: